Como anda seu networking?

Todo ano as empresas fazem festas de confraternização e muita gente aproveita esse momento para estreitar o relacionamento com os colegas. A boa notícia é que manter um bom networking é uma das melhores táticas para ter sucesso na carreira, mas a má notícia é que ele deve ser feito diariamente e não apenas em festas de confraternização. Os benefícios de manter uma boa rede de relacionamentos vão além do dia-a-dia no trabalho, é muito mais amplo que isso.  Manter uma rede de relacionamento pode fazer a diferença na conquista de novos negócios e na procura por um emprego.

De acordo com o estudo realizado pela Right Management, consultoria especializada em gestão de talentos e carreira, 70% das contratações são resultado de um bom networking. Mas a maioria das pessoas só se dá conta da importância de uma boa rede de relacionamento quando mais precisam. É nesse momento que muitos percebem o erro. Tentar fazer contatos apenas quando precisam de ajuda não é eficiente e pode parecer exageradamente interesseiro. O trabalho de formiguinha para se conseguir um bom networking é diário e deve ser uma via de mão dupla, sem que apenas um seja beneficiado.

Para os mais tímidos, fazer networking é uma verdadeira tortura, por isso fizemos algumas dicas que podem ser úteis no momento de se aventurar para criar a sua rede de relacionamentos:

Seja uma pessoa interessante
Não acumule apenas conhecimento técnico, mas cultural também. Leia jornal, vá ao teatro e ao cinema.

Esteja sempre precavido
As oportunidade surgem a qualquer momento, por isso sempre carregue seu cartão de visita, até quando for a algum lugar onde aparentemente não surgirão oportunidades.

Vá a lugares interessantes
O ditado diz que quem não é visto, não é lembrado. Essa é uma verdade quando se fala de networking. Uma boa oportunidade pode surgir em meio a uma conversa despretensiosa e informal.

Mantenha boas relações
Não procure seus contatos somente quando você precisar de um favor. Na faculdade, estreite relação com professores e colegas. O networking pode ser feito em qualquer lugar, no curso de inglês, na academia, na reunião de condomínio… Esteja atento às oportunidades.

Dedique seu tempo para o networking
É necessário investir tempo para cultivar as relações. Além disso, é no dia-a-dia que são criados vínculos e relações de confiança.

Seja bom ouvinte
Falar só de você vai transformar a conversa em um monólogo e vai te afastar das pessoas. Para fazer um bom networking é preciso interação. Provoque, questione, interaja e aproveite para adquirir mais conhecimento.

Cuidado pra não ser chato
Querer o tempo todo vender um produto ou serviço é chato e repetitivo, em ambientes informais mais ainda. Não seja chato, esteja atento aos limites do outro. Aceite o não como resposta temporária.

Solicite atendimento