Quando se fala em qualidades necessárias para um profissional se dar bem no mercado de trabalho, normalmente são citadas formação educacional, atualização de conhecimentos, bom relacionamento interpessoal, apresentação de resultados, determinação…
Isso significa também autoconfiança e autoconhecimento, que ajudam o profissional a identificar seus pontos fortes e fraquezas.
A autoestima é a sua opinião sobre si próprio, por isso pessoas que se consideram valiosas e capazes, são aquelas que se arriscam em vagas disputadas, por exemplo, que defendem suas ideias e se comunicam melhor. Aquelas que se sentem incapazes e inseguras, provavelmente irão se sabotar em algumas situações sem nem perceber.
A baixa autoestima afeta o profissional em vários momentos importantes, pois para realizar tarefas com propriedade e segurança no ambiente profissional, é vital acreditar em si mesmo. Uma pesquisa feita pelaInternational Stress Management Association – ISMA-BR – com 760 homens e mulheres que trabalhavam em multinacionais, apontou que 59% dos brasileiros têm baixa autoestima. O primeiro prejuízo é a redução da produtividade, pois quando a autoestima está baixa, o profissional pode passar a não concluir suas tarefas por se achar incapaz.
Algumas vezes, fatores como falta de reconhecimento e baixa remuneração podem gerar uma série de inseguranças no profissional, que acaba desencadeando um problema de autoestima.
Se identificou? Para trabalhar sua baixa autoestima, você precisa mergulhar em si próprio e dar dois passos muito importantes:
1- Valorize-se
Faça uma lista das coisas que considera que sabe fazer bem. Escreva seus talentos, atitudes e suas melhores qualidades. Pode ser coisas como: “tenho facilidade com os números” ou “sou uma pessoa amigável”. Nada é insignificante. Reveja essa lista diariamente. Ela não vai te deixar esquecer o seu valor.
2- Conheça bem também seus defeitos
Para ter uma boa autoestima, você não tem que esquecer seus defeitos, mas saber lidar com eles. Anote também seus pontos negativos e trace metas para minimizá-los.
Ser honesto consigo mesmo é a melhor forma de vencer os obstáculos. Não seja tão crítico consigo mesmo, nem defenda-se o tempo todo. Aceite as críticas e trabalhe para transformar os defeitos em qualidades.
Quer fazer isso por você? Marque uma sessão de Coaching com a gente e invista na sua transformação!