Como a baixa autoestima interfere na carreira

Quando recebe um trabalho, sempre tem dúvidas se é capaz de realizá-lo? Talvez você esteja com a autoestima muito baixa e isso pode estar atrapalhando sua produtividade. A autoestima é um dos principais recursos do ser humano para viver bem. É ela que determina a maneira como as pessoas encaram os desafios cotidianos e reagem em situações que exigem controle emocional. Além disso, desempenha um papel fundamental na convivência familiar, com amigos e em equipe, no trabalho individual e em grupo.

Em um universo coletivo, é notável perceber o profissional que está com problemas de autoestima, quando ele está sempre se escondendo e se subjugando. Acredita que não consegue fazer determinadas atividades e acha que nada que faz está bom.

A autoestima baixa ainda pode ser o catalisador para uma tristeza e descontentamento constante, o que é prejudicial ao ambiente de trabalho. Com isso, o profissional tende a se sentir mais tenso e pressionado que os demais.

Por mais difícil que seja a situação que você precise enfrentar, a autoestima será determinante nesse processo. A falta de confiança em si não vai fazê-lo progredir, só regredir e se esconder. A autoestima nasce a partir da fé em si próprio, que cresce à medida que você investe em suas qualidades e gasta menos tempo falando de seus defeitos. Afinal, defeitos todo mundo tem. Você não pode deixar que eles te paralisem. Se você pensa sempre do mesmo jeito é pouco provável que veja outras possibilidades para si e para sua carreira.

Por isso, o segredo da autoestima está em acreditar em si e deixar que outras pessoas também acreditem. Não fique realçando seus defeitos o tempo inteiro e não deixe que outras pessoas também façam. Realce suas qualidades e dos outros. Mude essa energia para falar de coisas boas. Perdemos muito tempo querendo não ter defeitos, quando ter defeitos é o que faz de nós humanos. Nosso valor está em nossas qualidades! A autoestima é o combustível capaz de virar esse jogo. Transforme-se em uma fonte de coragem para si e para os que estão à sua volta.

 

Solicite atendimento