Você faz das redes sociais um divã para criticar tudo o que deseja e extravasar as tensões do trabalho? Sai compartilhando tudo que acha interessante sem preocupação? Cuidado! Isso pode prejudicar muito a sua vida profissional.
Muita gente ainda não se deu conta que uma seleção de emprego muitas vezes começa pelas mídias sociais. De acordo com um levantamento feito pela Robert Half, maior empresa de recrutamento especializado do mundo, as empresas brasileiras estão entre as que mais utilizam sites e redes sociais para recrutar profissionais. Durante a pesquisa, 21% das empresas nacionais afirmaram que utilizam essa ferramenta para contratar. Por isso é muito importante que você não tenha uma experiência ingênua nas redes sociais, afinal, é uma vitrine que pode “vender” seu talento para possíveis empregadores.
Será que a imagem que você passa nas redes sociais é interessante para a empresa que você trabalha? Alguém pode achar que excluir o chefe pode ser uma boa opção, mas não é. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. Pense no seu perfil como uma oportunidade de destacar seus pontos fortes e demonstrar um pouco mais a sua personalidade.
Antes de sair curtindo e compartilhando tudo que vê pela frente, confira algumas dicas que selecionamos de etiqueta profissional nas redes sociais.
1 – Cuidado com erros de português
Muito cuidado com isso! Linguagem informal é uma coisa, escrever errado é outra completamente diferente. Não há competência e currículo que sobreviva a erros de português. Passa uma péssima impressão.
2 – Evite postar coisas como: odeio acordar cedo!
Isso não vai ser bem visto por seu chefe, nem por possíveis contratantes. Todo mundo espera que um colaborador seja pontual no trabalho e pra isso, ele vai precisar acordar cedo.
3 – Não fale mal da empresa ou de colegas de trabalho
Esse erro é muito comum. Muita gente tenta disfarçar usando indiretas. Pior ainda! Guarde essas críticas pra você ou divida com um amigo. Falar mal do trabalho nas redes sociais é um tiro no pé que sempre deixa frutos desagradáveis.
4 – Evite postar fotos sensuais
Todo mundo gosta de dividir suas fotos com os amigos nas redes sociais, mas a depender do local que você trabalhe, é melhor evitar. Fotos comprometedoras em festas, com álcool ou sensuais, podem passar uma imagem ruim a seu respeito. Não esqueça que seu chefe ou futuro chefe está te observando.
5 – Não poste assuntos sigilosos da empresa
Isso pode dar a entender que você é indiscreto e não tem fidelidade à empresa, uma péssima conclusão a seu respeito, não é?
6 – Não use muito as redes sociais durante o expediente
Em algumas empresas isso é proibido, mas em outras é liberado. Use com moderação, porque pode parecer falta de dedicação ao trabalho se você ficar muito tempo nas redes sociais.
7 – “Ainda bem que hoje é sexta-feira”
Posts desse tipo são muito comuns e péssimos para a reputação do funcionário. Seu chefe pode entender que você está insatisfeito com o trabalho. Melhor evitar, não é?
8 – Não publique fotos em que apareça embriagado
Essa parece óbvia, mas muita gente ainda comete esse erro. Você cai no descrédito e se ficar doente na segunda-feira, por exemplo, vai levantar suspeitas sobre o real motivo.
9 – Limite fotos com colegas de trabalho
Você não quer expor seus colegas, não é? Então antes de publicar fotos em que eles participem, avalie se isso pode prejudicá-los de alguma forma.
10 – Não convide seu chefe sem ter intimidade
Não force intimidade com o chefe porque pega muito mal. Não fique marcando ele em fotos, ou convidando para joguinhos, ou para festas se não tiver intimidade pra isso.
11 – Evite falar de assuntos polêmicos
Todo mundo sabe que gosto, religião, política, opção sexual e time de futebol não se discute. Mas as redes sociais têm esse perfil. Fala-se abertamente sobre absolutamente tudo, cria-se polêmica sobre tudo. Evite entrar nessas polêmicas, você pode estar ofendendo alguém sem saber. Se for dar sua opinião sobre algum desses assuntos pessoais, seja cordial, afinal, cada um tem direito de expressar sua opinião.
12 – Não paquere colegas de trabalho
Não é porque o ambiente é mais informal que você vai ganhar uma liberdade com o colega que não tem. Respeitar o espaço do outro é fundamental, até nas redes sociais, onde parece que tudo é possível.
13 – Não fale mal de empregos e chefes anteriores
Mesmo que seu ex-chefe não seja seu amigo nas redes sociais, ou que você não cite nomes, o que é prejudicial nesse caso não é a apenas a mensagem, mas a ação de falar mal. Seu chefe atual vai se questionar se pode confiar em você.
14 – Mantenha sua identidade
Compartilhe vídeos, notícias e imagens interessantes. Afinal, como você já sabe, essas ferramentas são vitrines. Emitir uma opinião madura e bem embasada a respeito de um assunto vai ser muito bem visto por colegas e o chefe.
Além dessas dicas, o que você precisa é ter bom senso. Não haja por impulso nas redes sociais, utilize a ferramenta a seu favor.