Autoestima é a opinião subjetiva que cada pessoa tem sobre si mesma. Mas muitas vezes essa opinião está embasada no olhar do outro ou na preocupação em satisfazer esse olhar. Assim como o humor sofre variações, é normal acordar um dia e gostar da imagem refletida no espelho e no outro não gostar.
O padrão de beleza e sucesso impostos pela mídia é ilusório, e com ele cresce a preocupação com a imagem e com a estética. Padrões são sempre restritivos e aprisionam as diferenças. O sentimento de frustação gerado por não se encaixar nos padrões, interfere na autoimagem e na felicidade pessoal.
Os padrões de beleza se transformam com o tempo e variam de acordo com a cultura. As mulheres mais rechonchudas, imortalizadas nas obras da renascença, seriam consideradas gordinhas hoje. A pele branca que já foi símbolo de riqueza e status social, perdeu lugar para sensualidade da pele bronzeada. As curvas voluptuosas, o quadril largo de Marilyn Monroe são o oposto das atrizes magérrimas que estampam as capas de revistas e invadem as telas. Parece que estamos sempre correndo atrás de uma idealização, e no percurso esquecemos que o ideal de beleza é algo construído, e que não devemos buscar ser quem não somos.
Como qualquer imagem, cada pessoa possui diferentes ângulos, alguns podem ser mais fotogênicos que o outro. A depender do enquadramento, uma nova imagem se revela. Assim como o olhar que está por trás da câmera descortina a beleza de uma imagem, é a alma, o que somos por dentro, que molda nosso exterior. A verdadeira beleza está em descobrir e expressar nossa singularidade.
Confira nossas dicas, aprenda a se enxergar com outros olhos e dê uma injeção de ânimo na sua vida.
1-Seja mais complacente e se aceite do jeito que é
Você é um ser único, que possui muitas qualidades, foque nelas e não nos pontos que considera negativo. Você não é a única pessoa com defeitos, o mundo não é perfeito e as pessoas não são felizes o tempo todo. A mudança é algo natural, você pode emagrecer, mudar a cor e o corte de cabelo, mas antes de tudo precisa mudar a sua mente. A maneira como experimenta e enxerga a vida, reflete na pessoa que você é.
2- Não lamente o tempo perdido. Viva um dia de cada vez
Não remoa problemas e não pense no que deixou de fazer, sempre é tempo de recomeçar, buscar novas rotas, conhecer novas pessoas, aprender a fazer algo diferente. A abertura para o novo é o primeiro passo para colocar a vida em movimento. Os erros são parte significativa do aprendizado, e ao aprender com eles nos tornamos pessoas melhores. Não deixe os problemas paralisarem você, solucione os problemas na medida que eles aparecem e não os torne maiores do que são. Siga em frente e não lamente o que perdeu.
3- Esqueça comparações
Você pode admirar alguém, não tem problema nisso, mas querer ser outra pessoa, é não valorizar quem você é. Cada pessoa tem uma história de vida, o que funcionou para os outros, não necessariamente funciona para você. Procure o que você deseja, o que curte fazer, depois busque coragem e munição para atingir seus objetivos.
4- Experimente a vida
Estude, viaje, leia livros, passeie com os amigos, namore, pratique atividades ao ar livre, vá ao cinema… As interações com o outro contribuem para o crescimento, tornam a pessoa mais interessante e forte para enfrentar os desafios. Faça uma triagem ao selecionar as pessoas que convive, fique do lado das que passam energia positiva e te fazem sentir melhor. Corra dos vampiros energéticos, pessoas que te colocam para baixo.
5- Descubra e valorize seus pontos fortes
As pessoas são diferentes e isso as tornam complementares. Descubra e valorize seus diferenciais, e acredite, você tem muitas qualidades!
6- Comemore as pequenas vitórias
Você conseguiu manter a serenidade e não perdeu a calma? Deixou de protelar e adicionou atividades físicas à sua rotina? Pediu desculpas por ter magoado alguém? Essas pequenas escolhas, demonstram uma atitude de melhoria na vida e precisam ser valorizadas.
7- Faça uma lista de desejos
Faça uma lista de sonhos, podem ser de curto, médio, longo prazo. Depois estabeleça uma meta para eles. Os sonhos nos mantém vivos, nos dão uma dimensão maior. “Sonhar é acorda-se para dentro”. Esse é o momento de escutar sua voz interior e depois buscar traçar o caminho em direção à realização. Confie em si mesmo e acredite!
Imagem 5: Christoph Buettner