Como você se relaciona no trabalho?

Como você se relaciona no trabalho?

O relacionamento interpessoal no trabalho é fundamental para o sucesso na profissão e hoje a maioria das pessoas já tomou consciência disso. É claro que competência é fundamental, além de uma boa aparência. Mas o que cria vínculos e um ambiente agradável mesmo são as relações que criamos no dia a dia. É comum vermos profissionais incríveis que têm problemas de relacionamento e por isso não permanecem em seus cargos ou não conseguem ser promovidos.

Quanto mais alto o patamar que você deseja chegar na sua carreira, mais importante será a sua boa relação com os seus colegas. Saber ouvir é fundamental, além disso, se posicionar no momento certo é um dom reservado àqueles que cultivam bons colegas de trabalho. Então esteja sempre de olho em atitudes e crenças que não deve alimentar ou reproduzir no ambiente de trabalho. Confira os erros mais comuns que até grandes profissionais podem cometer.

Achar que sempre tem razão
Muita gente acha que o modo como elas veem a vida é o correto e ponto, e por isso não escutam a opinião dos outros. Fuja dessa armadilha! Agir dessa forma é como criar um muro de concreto entre você e seus colegas, chefes ou subordinados, que irá prejudicar, e muito, sua relação com eles.

Não escutar os outros
Por mais carismático que você seja, se não sabe escutar os outros, é um péssimo colega de trabalho. Não ajuda a construir conhecimento, não legitima o esforço do colega e deixa de aprender algo realmente novo sobre alguma coisa, que pensa que domina. Algumas pessoas não escutam o que os outros dizem e vão minando suas relações profissionais, por mais geniais e competentes que sejam.

Não conseguir conversar sobre assuntos que o incomodam
Essa questão divide opiniões, porque muita gente tem medo de revelar suas opiniões. Mas uma coisa é certa, se você guarda algo que te incomoda só para você, definitivamente vai ser difícil que esse problema seja solucionado. Pode ser que seu chefe não te escute, mas você precisa tentar. Utilize palavras adequadas para a conversa e defenda seu ponto de vista. Ele pode não concordar com sua opinião, mas pode refletir a respeito. E se outras pessoas fizerem a mesma reclamação, ele vai perceber que talvez tenham razão.

Não aceitar que errou
Uma grande ilusão é acreditar que um bom profissional é aquele que não erra. Errar é humano e é uma das poucas certezas que se pode ter no mundo corporativo. É fato, você vai errar sim. Então quando isso acontecer, assuma o erro, pense em uma solução para ele e empenhe-se em resolvê-lo. Lidar como o erro é uma das qualidades mais importantes de profissionais competentes.

Subestimar os outros
Na guerra isso nunca deu certo, no amor muito menos… No ambiente de trabalho, definitivamente, é um comportamento péssimo. Se considerar o funcionário mais brilhante da empresa é uma armadilha, que vai afastar seus colegas e subordinados e deixá-lo sozinho, sem apoio da equipe. Se quer realmente ter uma equipe coesa e realizar um bom trabalho, aprenda a valorizá-los e dar a eles atividades condizentes as suas competências. Valorize sua equipe e tenha o apoio deles sempre!

Ser insubordinado
Está comprovado, que a dificuldade de se subordinar é fruto da falta de confiança no gestor. Achando-se muito mais competente e genial do que seu chefe é difícil acatar suas decisões e feedbacks. Não caia nessa! Converse com seu chefe, mostre seu ponto de vista, mas não seja insubordinado, mesmo que acredite muito que ele esteja errado. Saiba respeitar hierarquias e com isso priorizar a boa relação interpessoal.

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