Conquiste suas metas!

Quais são seus planos para os próximos 5 anos? Essa é uma resposta difícil para a maioria das pessoas. Algumas até conseguem listar as metas facilmente, mas não partem para ação. Você se encaixa em algum desses casos? Separamos dicas interessantes para tirar suas metas do papel e transformá-las em realidade.

Todo mundo tem planos, pessoais, profissionais ou espirituais. O fato é que sempre estamos projetando o futuro, e isso é muito saudável para estarmos sempre em busca de algo melhor. Porém, se essas metas não são colocadas em prática, ficamos estagnados, sem poder projetar novas metas e conquistá-las, em um processo que não deve acabar nunca.

Para isso, é necessário, antes de tudo, estabelecer quais objetivos e metas você deseja alcançar. Antes, vamos entender direitinho a diferença entre eles:

Objetivo é tudo aquilo que você deseja alcançar. Enquanto a meta é mais completa, porque engloba também o tempo estipulado e os meios que serão utilizados para atingir determinado objetivo.

Após essa definição, organize seus objetivos em ordem de prioridade, a meta para alcançá-los, coloque o prazo de validade de cada um (5, 10 ou 20 anos), e vamos ao que interessa!

PREPARE-SE PARA O IMPREVISÍVEL
A vida é imprevisível, então a sua ordem de metas pode mudar em um piscar de olhos. Não desanime, continue pensando em ordem de prioridade e reorganize cada uma. As metas não são imutáveis, elas podem mudar de ordem ou deixar de existir.

FOCO
Você já organizou suas metas em ordem de prioridade, então agora evite se desviar do seu objetivo final. Procure terminar cada tarefa iniciada, dê o seu melhor e lembre-se sempre porque cada ação é importante para o resultado final.

CAMINHOS E RECURSOS
Liste as possibilidades e recursos que vai precisar para alcançar a meta. Quais etapas precisará cumprir? Tenha em vista que o caminho é tão importante quanto o destino, certo?

AÇÃO
A maioria dos especialistas diz que esse é o passo mais importante. Mas ele só será realmente importante se estiver tudo bem planejado nos passos anteriores. Essa é a hora de colocar a mão na massa e colocar em prática as ações que levam para a resolução das metas prioritárias. O importante aqui é fazer as engrenagens das suas metas começarem a trabalhar, mesmo que a princípio seja em um ritmo lento.

APROVEITE AS OPORTUNIDADES
Fique atento às oportunidades e quando elas chegarem, esteja preparado para agarrá-las. O imprevisível vai influenciar na sua listinha, tanto positivamente como negativamente.

FORTALEÇA-SE
Descubra seus pontos fortes, suas habilidades e competências, e busque aperfeiçoá-las a cada dia. É importante se sentir forte e capaz para alcançar suas metas. Esteja atento ao que precisa melhorar, tente eliminar crenças limitantes e comportamentos sabotadores, como adiar suas tarefas e perder o foco. Seja otimista, acredite que é possível alcançar seu objetivo no tempo proposto. Não dê ouvido a pessoas negativas.

SEJA DETERMINADO
Cumprir metas é um trabalho cheio de desafios. Seja determinado! Em alguns momentos terá vontade de desistir e voltar para a zona de conforto. Resista e continue! Deposite todo seu empenho naquilo que é necessário fazer para alcançar seu sonho e obter suas realizações.

AVALIE SEU DESEMPENHO
Seja exigente com suas metas. Avalie se o que está fazendo está dando certo. Caso não esteja. mude a estratégia e prossiga. Vença a resistência e continue todos os passos para alcançar a meta.

CONFIANÇA
Nesse estágio que você já passou pela resistência e já está caminhando em direção à sua meta, não perca a confiança e prossiga. Nesse passo você começa a ver avanços e a ter certeza de que realmente aquilo vai acontecer. Obstáculos vão aparecer quando as coisas estiverem caminhando, não desanime. Continue acreditando!

VALORIZE SEU SUCESSO
Você alcançou sua meta e agora já sabe que consegue!  Utilize o mesmo passo a passo para as próximas metas. Aprenda com os erros e incorpore essas atitudes à sua rotina.

Claro que cada caso é diferente e as dificuldades irão surgir em momentos diferentes para cada um. Mas tenha em vista sempre que o planejamento é a etapa principal para conquistarmos nossas metas. Lute para sair da inércia e conquistar logo a sua primeira meta, assim terá experiência e coragem para conquistar as demais. E quando isso acontecer, sabe o que você faz? Tudo de novo! Estabeleça novas metas e comece tudo novamente. Esse é um processo contínuo e muito gratificante!

Precisa de ajuda nesse caminho? Conte com a experiência de um profissional qualificado para te orientar. Entre em contato com a gente e marque uma sessão de Coaching com a gente!

Solicite atendimento