Dicas para se comunicar bem no ambiente de trabalho

Saber se comunicar é uma qualidade essencial e muito valorizada em profissionais que ocupam posições estratégicas nas empresas. Conseguir se expressar bem e envolver o ouvinte pode te ajudar a convencer clientes, defender ideias e pontos de vista, estabelecer uma estratégia e conversar sobre assuntos informais de maneira mais eficiente.

Você sabe o que fazer para se comunicar bem no trabalho? Confira algumas dicas:

Cuide da sua imagem

Desperte uma imagem positiva! Isso engloba aparência física, forma de se vestir e simpatia com os colegas. Tenha disposição para interagir com os colegas, conhecer melhor suas opiniões e estabelecer uma ligação com eles. Seja simpático e se esforce para conhecer o nome dos colegas.

Escute seus colegas

Pessoas que se comunicam bem são aquelas capazes de escutar o outro. Isso demonstra interesse em dividir conhecimento. Pessoas que não costumam escutar seus colegas tendem a despertar desinteresse e acabam sendo excluídas de certas conversas ou até mesmo reuniões no escritório.

Aprenda a se expressar

Para se expressar bem, você precisa ter um vocabulário rico, isso pode ser conquistado com leitura.  As pessoas, quando sabem se expressar, passam credibilidade, e com isso conseguem se expressar melhor. Treine a pronúncia de palavras e cuidado para não ser prolixo e repetitivo.

Esteja atento à linguagem corporal

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia constatou que em um processo de comunicação, 38% de uma mensagem é transmitida pela voz, enquanto 55% se dá pela linguagem corporal e apenas 7% é transmitida por meio de palavras. Por isso utilize seu corpo a favor da mensagem que deseja transmitir.

Quando estiver conversando com o colega, não o interrompa e espere que ele conclua sua linha de pensamento para depois expressar sua opinião. Além disso, apresente sua opinião sem impor aos colegas e esteja aberto para outros pontos de vista sobre o mesmo assunto.

Solicite atendimento