O empreendedorismo feminino conquista cada vez mais o seu espaço e cresce no mundo inteiro. As mulheres, na maioria das vezes, empreendem por motivações diferentes da dos homens.
A antropologia explica que as mulheres sempre se dedicaram a cuidar dos filhos e da alimentação, enquanto o homem saía para caçar e ser o provedor das necessidades da casa.
Há bem pouco tempo, na geração de nossas avós, ainda era comum as mulheres tomarem conta da casa, dos filhos e viverem somente esse universo, cabendo ao homem cuidar dos recursos financeiros. Mas, com a evolução da espécie, muita coisa mudou!
Eu acredito que as mulheres empreendem mais hoje, principalmente porque querem realizar sonhos e buscam muito mais uma carreira significativa do que apenas aumentar os ganhos.
O dinheiro é uma razão importante, tanto para homens quanto para mulheres, mas não é um fator forte o suficiente para que elas iniciem um empreendimento. O dinheiro é o bônus que vem depois da paixão e da proposta de agregar valores e crescer como pessoa humana. Essa é a principal motivação da alma feminina.
Apesar das dificuldades de conciliar a vida pessoal familiar com a vida profissional e do receio de não ser levada a sério, o que temos visto são os atributos genuinamente femininos, antes preconceituosamente tratados como inapropriados para os negócios, hoje sendo reconhecidos como competências desejadas, e isso garante às mulheres o devido espaço dentro das empresas.
Características normalmente associadas ao comportamento feminino estão totalmente conectadas com as exigências do mercado atual.
Tenho imensa satisfação em dizer que ganhei um título de “Mulher Empreendedora”, concedido pelo SEBRAE, quando fiz o curso EMPRETEC.Por isso, sinto-me fez em compartilhar com você as dez caraterísticas essenciais para empreender com sucesso.
Desenvolver mudanças comportamentais é um grande passo para promover habilidades necessárias para o sucesso do seu negócio. Mas não esqueça que tudo começa com a sua atitude.
Convido você para assistir ao vídeo abaixo. Trata-se de minha participação, como entrevistada, em um evento para mulheres empreendedoras do Sebrae.
É sempre um prazer ter você aqui. Até a próxima.