5 Maneiras de Perder a Timidez e Influenciar Pessoas

5 Maneiras de Perder a Timidez e Influenciar Pessoas

Olá aqui é a Norma Pereira, sou Coach, Consultora de Imagem e idealizadora do programa Transformação 360°.

Estou aqui hoje para falar sobre a timidez.

Há mais de 5 anos ajudando pessoas a alcançarem objetivos em diversas áreas da vida, percebi que havia algo em comum que limitava a grande maioria dos meus clientes. Essa limitação era a timidez.

Muitas pessoas convivem todos os dias com essa barreira, capaz de afastá-las de diversas oportunidades que a vida nos apresenta.

Em uma sociedade massificada, onde se valoriza mais o Ter do que o Ser, onde a competitividade fala mais alto que a generosidade, onde as pessoas vivem estressadas, com problemas de baixa autoestima e isoladas sem interagir com outras pessoas…

A timidez é, de fato, uma grande barreira, a ser enfrentada numa sociedade na qual você, necessariamente, tem que ser bem-sucedido!    

Nessa sociedade, mesmo as pessoas sendo inteligentes, bonitas, possuindo dons e habilidades especiais, muitas delas se sentem infelizes, ineficazes e inseguras.

O medo domina suas vidas: medo de falar, medo de interagir, medo de não ser aceito, medo de não conseguir, medo de se comunicar e muitos outros medos.

O medo é um dos maiores inibidores do desenvolvimento humano. E a causa desse problema está na infância.

Na fase de desenvolvimento, a criança precisa ser reconhecida, apreciada e amada. Mas, se ela não sente que foi amada o suficientemente, bloqueia-se o seu processo da autoestima, ela se sente incapaz e inferior e acumula traumas na vida adulta.

Muitas pessoas também passam por experiências frustrantes e que deixam marcas, abalando a autoestima e evidenciando a timidez.

As pessoas tímidas, geralmente são inseguras e têm problemas com a autoestima, com a autoimagem e com a autoconfiança. Mas nem tudo está perdido!

Saiba que toda pessoa tímida tem o poder de mudar, só basta querer e ir em busca da sua transformação.

Muitos anos atrás, eu era uma pessoa extremamente tímida, ao ponto de não ter coragem de fazer perguntas aos meus professores, tinha medo de olhar as pessoas nos olhos, tinha medo de interagir, tinha medo de fracassar, tinha medo da opinião das pessoas.

Vi que esse comportamento estava causando um impacto negativo em minha vida, estava limitando o meu crescimento e a concretização dos meus sonhos.

Decidi que iria mudar. Lia muitos livros sobre o assunto, mas reconheci que não conseguiria mudar sozinha. Decidi procurar ajuda profissional, e então descobri que minha timidez tinha causas na minha infância.

Quando tinha 6 anos, fui convidada para declamar uma poesia na sala de aula, na hora me deu um branco, e eu não consegui. Fiquei muito constrangida perante meus colegas, e essa experiência me marcou muito.

O fato de ter tido consciência não foi possível de melhorar minha timidez. Tive que enfrentar muitos medos e praticar muitas ações. Hoje não sou mais  tímida e enfrento qualquer desafio.

Pensando nisso, decidi escrever este artigo e compartilhar com vocês os 5 passos para superar a timidez e influenciar pessoas.

Vamos lá …

Primeiro passo: Ter consciência de que é uma pessoas tímida e querer mudar. E como você sabe que é tímido? Quando você começa a praticar ações.

Segundo passo: Praticar o autoconhecimento. Isso significa saber quem você é, do que é capaz, o que deseja ter, saber dos seus valores, das suas crenças limitantes, dos seus bloqueios e dos seus medos… mas também das suas habilidades e forças internas, da sua missão de vida.

Terceiro passo: Enfrentar os seus medos de se comunicar. Você deve começar a falar em grupos pequenos, como reuniões familiares. Depois falar em grupos médios: reuniões de condomínio, de trabalho, na faculdade. E, por fim, falar em grupos maiores. Se mesmo assim você se sentir desconfortável, uma sugestão é ingressar em um curso de oratória.

Quarto passo: Ir as festas, cinema, teatro e coquetéis sozinho. Em uma festa, por exemplo, você deve se dirigir às pessoas para dançar perto delas, e daí iniciar uma conversar. Outra dica é ir a uma livraria sozinho e pedir a opinião de algum produto que queira comprar (Não vale ser com o vendedor).

Quinto passo: Faça uma lista de 15 coisas que tem vontade de fazer e não faz por timidez. Determine para você um prazo de 15 dias para praticar essas ações, sem medo de ser avaliado, sem medo de ser julgado.

Lembre-se: para ter sucesso, você precisa praticar ações!

Se você aplicar todas essas dicas em sua vida, eu tenho certeza de que mudará e começará a influenciar as pessoas. Elas vão lhe admirar por você ter tido a coragem de mudar e de evoluir, e vão querer se inspirar em você.

Acredite nisso e seja feliz!

Se este artigo fez sentido para você e quer saber como eu posso lhe ajudar a superar a timidez ou qualquer outro desafio, eu lhe convido a conhecer o nosso programa Transformação 360 Graus clicando aqui e você terá mais informações. Me permita que eu lhe ajude? 🙂 Será um prazer ter você ao meu lado.

Um grande abraço e te vejo por lá.

Norma Pereira
Norma Pereira
Norma Pereira é Professional Coach e Consultora de Imagem e Estilo, certificada pela Escole Superiuére de Relooking, Paris, pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e pela SBCOACHING – Sociedade Brasileira de Coaching.Psicanalista, graduada pela Sociedade Psicanalista do Brasil e Practitioner em PNL (Programação Neuro Linguística); Advogada, graduada pela Universidade Federal da Bahia, Norma é empreendedora premiada, profissional competente e dedicada e quer compartilhar com você a sensibilidade adquirida em uma qualificada e extensa vivência de estudos e trabalhos para que você aprimore sua imagem interna e externa, realize suas metas pessoais e profissionais, sinta-se feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite atendimento