A importância da inteligência emocional no trabalho

A importância da inteligência emocional no trabalho

O ser humano tem predisposição natural para realizar ações a partir de suas emoções, e a inteligência emocional está ligada a ser uma pessoa prudente, intuitiva, racional, que tem tranquilidade e discernimento para buscar as melhores estratégias.

Saber agir emocionalmente com inteligência pode trazer diversas vantagens no dia a dia e na carreira.

Muitas vezes, a falta de sensibilidade de se relacionar com os outros e não saber lidar com situações de desconforto prejudicam a imagem e o desempenho do profissional. Por isso, o desenvolvimento da inteligência emocional pode ser um grande aliado no trabalho.

A inteligência emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. Em geral, são pessoas que sabem lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.

Goleman definiu os cinco componentes da inteligência emocional, da seguinte forma: autoconsciência, autorregulação, motivação, habilidades sociais e empatia. Podemos ser fortes em algumas dessas áreas e deficitários em outras, mas todos temos o poder de melhorar em qualquer uma delas.

Veja algumas características importantes de pessoas que têm inteligência emocional:

São empáticas e se preocupam em conhecer o outro

Pessoas que gostam de conhecer novas pessoas e naturalmente tendem a fazer muitas perguntas depois de ser apresentado a alguém. A empatia é um dos principais componentes da inteligência emocional.

Bons líderes

Líderes excepcionais costumam ter uma coisa em comum, além dos tradicionais requisitos para o sucesso como talento, ética profissional e ambição, por exemplo. Normalmente, eles têm em comum um alto grau de inteligência emocional.

Conhece suas forças e suas fraquezas

Um grande fator de inteligência emocional é ser honesto consigo mesmo sobre quem você é, saber onde se sai bem e onde tem dificuldade de trabalhar, para potencializar as qualidades e minimizar os defeitos. Essa consciência gera a autoconfiança, que é um dos principais fatores da inteligência emocional.

Sabe prestar atenção
Você se distrai facilmente com cada nova mensagem no seu WhatsApp? Nesse caso, isso pode estar impedindo que você funcione em seu alto nível de inteligência emocional. A capacidade de suportar distrações e se concentrar na tarefa a ser feita é um grande segredo da inteligência emocional.

Sabe o motivo de estar chateado
Um aspecto importante da autoconsciência é a capacidade de reconhecer de onde vêm suas emoções e saber o motivo de estar chateado. Autoconsciência também se trata de reconhecer as emoções quando elas brotam, em vez de identificá-las mal ou ignorá-las.

Sabe ler as expressões faciais das pessoas.
Tentar perceber como os outros estão se sentindo é uma parte importante de ter uma boa inteligência emocional.

Sabe seguir em frente
Como você lida com problemas diz muito sobre quem você é. Pessoas com inteligência emocional sabem que é preciso seguir em frente. Quando uma pessoa emocionalmente inteligente sofre um fracasso ou revés, ela é capaz de se recuperar rapidamente, por sua capacidade de experimentar com atenção as emoções negativas, sem deixar que elas saiam do controle, o que oferece um grau mais alto de resistência.

Confia na sua intuição
Consegue ter a sensação de quem uma pessoa é desde o início, e suas intuições raramente se enganam. Confia na intuição e se sente à vontade com isso.

Sabe dizer não
Pessoas com inteligência emocional geralmente conseguem tolerar o estresse e controlar seus impulsos, para ter capacidade de dizer não.

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